REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR E METABÓLICA

A Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica é uma abordagem ampla, que conta com especialistas de diversas áreas da saúde, buscando restaurar e recondicionar a saúde cardiopulmonar e metabólica dos integrantes.

No campo da cardiologia, os pacientes com problemas cardiovasculares, que tiveram um infarto ou passaram por cirurgia cardíaca ou angioplastia, por exemplo, e estão em recuperação, podem ter sua funcionalidade restaurada com mais brevidade, melhorando também sintomas e o condicionamento físico para o melhor retorno para as atividades da sua rotina.

O seu principal objetivo é melhorar de forma direta e indireta a capacidade funcional do coração, controlando todos os fatores de risco, e fazendo com que o músculo cardíaco e a circulação periférica (vasos que levam o sangue aos músculos), funcionem da melhor forma possível – é um treino para o coração.

Nos casos em que haja um agravo mais importante à saúde, com necessidade de internação e realização de algum procedimento médico, clínico ou cirúrgico, a reabilitação deve se iniciar em ambiente mais controlado, intra-hospitalar ou em centros específicos de reabilitação.

Essa primeira fase, ainda precoce, é muito importante para prevenir uma perda adicional da capacidade física, como também evitar quadros depressivos, além de facilitar a alta mais precoce.

As fases seguintes ajudarão a aprimorar a capacidade física, recuperar a autoconfiança e autonomia e reduzir os fatores de riscos para novos eventos adversos, podendo ser realizadas com mais liberdade e sob orientação supervisionada ambulatorial (consultórios).

É interessante, nesse sentido, buscar um médico cardiologista que tenha experiência com reabilitação e cardiologia do exercício, pois são condições que exigem um manejo mais específicos e que o correto direcionamento proporciona uma melhor resposta ao tratamento dessas patologias.

A importância da Reabilitação Cardiometabólica e exercícios físicos

O exercício físico além de ser um dos principais promotores da saúde de forma integral, tem o seu papel de relevância como ferramenta auxiliar no tratamento de problemas cardíacos e pulmonares, e também no pós operatório de cirurgia bariátrica, por exemplo, dentre outras.

Os programas de reabilitação cardiopulmonar e metabólica tem se mostrado muito eficientes, proporcionando uma melhora da qualidade de vida e funcionalidade que os medicamentos não conseguiriam alcançar isoladamente.

Obviamente que deve ser feito o acompanhamento médico e individualização de cada caso, sendo necessário um ajuste e combinação adequada da reabilitação com medicamentos, com a finalidade de trazer o melhor para cada paciente na sua respectiva necessidade e intensidade.

A avaliação que realizamos é especializada para definir a análise real de risco, listei alguns pontos para a sua melhor compreensão, veja:

  • Exame clínico e complementar;
  • Análise de risco determinada por histórico;
  • Avaliação funcional;
  • Nível de esforço a ser respeitado;
  • Definição de objetivos a serem alcançados;
  • Prescrição individualizada de qual exercício ou esporte é mais adequado para o paciente.

O programa de reabilitação cardiometabólica recomendado por um cardiologista especializado, melhora a capacidade pulmonarcardíaca e musculoesquelética , além de reduzir a taxa de mortes relacionadas a doenças cardiovasculares, sendo apontada hoje como a principal causa de morte em nosso país.

Reabilitação Metabólica

O conceito da Reabilitação Metabólica se baseia nos efeitos benéficos de um programa direcionado às mudanças do estilo de vida para o metabolismo da pessoa. Ou seja, acarreta melhora da composição corporal com redução do percentual de gordura, da resistência insulínica com prevenção e controle do Diabetes, melhora do perfil lipídico (redução das taxas de colesterol e triglicérides), melhor controle da pressão arterial e redução da fadiga periférica (cansaço ao esforços), por exemplo.

Qualquer pessoa que esteja nas condições de: sobrepeso e obesidade, osteoporose e sarcopenia (músculos enfraquecidos), já portadores de alguma cardiopatia, hipertensos, pessoas com Diabetes ou em pré Diabetes, quem esteja com o colesterol elevado (característica da dislipidemia), deve se informar com um médico cardiologista ou endocrinologista, por exemplo, para que seja estruturado um programa de reabilitação da forma mais adequada possível, proporcionando a recuperação e manutenção da capacidade física do paciente.

Confira alguns benefícios que a Reabilitação Cardiometabólica vai te proporcionar:

  • Reabilitação da capacidade física;
  • Sensação de bem estar e alívio nos sintomas das doenças relacionadas;
  • Redução do risco de novos problemas cardíacos;
  • Controle de peso;
  • Controle da pressão arterial;
  • Alívio do estresse;
  • Controle dos níveis de glicemia;
  • Combate ao sedentarismo e desânimo, dentre outros benefícios consequentes.

Se você acreditava que não poderia praticar alguma atividade física ou esporte, por portar alguma doença cardíaca e metabólica, esse tipo de programa foi pensado e desenvolvido exatamente para te atender e melhorar de uma vez por todas a sua qualidade de vida de um modo geral.

A duração, intensidade, frequência e modalidade de treino ou esporte, são tratadas de forma especial e exclusiva para cada paciente na sua individualidade, respeitando todos os limites e otimizando as suas progressões e melhoras em quadros sintomáticos.

Se busca manter a sua independência funcional e evitar o agravante de alguma doença, e ainda praticar uma atividade que vai trazer toda a melhora na sua qualidade de vida, avalie participar de um programa estruturado de reabilitação, sob supervisão de um cardiologista com experiência na área, em parceria com demais especialistas da saúde (educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos).

Já há comprovação suficiente de que essa estratégia funciona como tratamento para as diversas condições acima apresentadas.