MEDICINA ESPORTIVA

Trata-se da especialidade médica responsável por estudar como os exercícios físicos ou a falta deles afetam a saúde e qualidade de vida das pessoas,  sejam elas esportistas ou não. Estuda também as lesões causadas por práticas esportivas e atividades físicas, com o objetivo de elaborar os melhores tratamentos e cuidados para os respectivos problemas.

Consultar um médico cardiologista especialista em medicina do esporte é um importante primeiro passo antes de iniciar uma atividade física ou prática esportiva. O profissional irá avaliar a capacidade do indivíduo submetido ao esforço, tanto do ponto de vista cardiovascular, respiratório quanto energético e metabólico.

Atua na definição de atividades que beneficiarão o paciente, reduzindo o riscos que podem existir relacionados a problemas no coração, e aumentando a performance para atletas profissionais ou esportistas amadores mais aplicados.

Sempre prezando a segurança, qualidade e o bem-estar de cada um de forma individual.

Um cardiologista especialista está habilitado para sanar qualquer dúvida sobre a relação do atleta com a prática esportiva escolhida, incluindo os casos onde existem a presença de alguma doença cardíaca já preestabelecida (Hipertensão Arterial, Doença Coronariana, Arritmias e Valvulopatias diversas, dentre outras). E além do mais, pode fornecer para a equipe técnica do atleta profissional, as análises que irão trazer o aperfeiçoamento de performance e melhorar os treinos rotineiros como já mencionado.

Conheça as áreas que a especialidade estuda

  • Avaliação antes do início de qualquer atividade física: Avaliação Pré-Participação
  • Identificação de potenciais riscos para lesões e propor tratamento;
  • Análise física completa, avaliação da composição corporal;
  • Melhor adequação ao esporte desejado, individualizando os níveis de prática para cada biotipo;
  • Alimentação saudável e hábitos de vida;
  • Suplementação adequada para cada tipo de gesto esportivo, se indicado;
  • Pesquisas e estudos na área da Ciências do Esporte.

Dentro das avaliações na medicina esportiva, a utilização do exercício como ferramenta diagnóstica e para tratamento é uma condição única dentro da área médica e cardiológica. Fazemos uso do exercício para diagnósticos de problemas cardiovasculares, pulmonares e metabólicos através do teste ergométrico ou ergoespirométrico e podemos prescrever e orientar a atividade física como tratamento dessas condições (Reabilitação Cardíaca e Metabólica).

Separei uma pequena lista com algumas doenças que podem ser identificadas e tratadas através de algumas avaliações.

  • Alterações no ritmo do batimento do coração (Arritmias);
  • Alterações da forma e função do músculo cardíaco (Cardiomiopatia Hipertrófica);
  • Distúrbios genéticos com implicações fatais (Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito);
  • Doença onde o coração não bombeia o sangue como deveria (Insuficiência Cardíaca);
  • Diabetes, Hipertensão, Obesidade e outras doenças e distúrbios metabólicos.

Independente da sua idade, se já possui diagnóstico de doenças ou não, se está pretendendo iniciar algum esporte ou atividade física é muito importante que procure um médico especialista do esporte, para que a sua prática seja segura e você aproveite ao máximo a sua capacidade física e os benefícios do exercício como mencionei anteriormente.

Lembrando que um cardiologista especializado na área poderá sanar dúvidas e dar maior segurança em situações que geram incertezas sobre o benefícios versus o malefício da prática dos exercícios, garantindo melhor sensação de bem-estar que é naturalmente gerado pela atividade física.

Foco na Conquista de Objetivos

Se você está buscando objetivos específicos como, por exemplo, emagrecer, entrar em corridas amadoras e profissionais, ou apenas garantir uma vida muito mais saudável, pense em realizar um acompanhamento com profissionais da área de saúde qualificados – médicos, nutricionistas, fisioterapeutas ou educadores físicos.

A medicina do esporte tem foco em te proporcionar a melhor experiência através das atividades corretas, integrando junto a si todos esses profissionais que se dedicam à atividade física, esporte e melhora na qualidade de vida. Muitas pessoas não encontram os resultados esperados e até adoecem por estarem correndo atrás de seus objetivos de forma equivocada, com dietas muitas vezes radicais e práticas inadequadas para si.

Se você nunca praticou algum esporte, ou por qualquer motivo está parado há algum tempo, de forma alguma deve iniciar uma atividade física ou exercício que exija um esforço elevado, sem antes realizar uma avaliação médica, preferencialmente com um cardiologista ou médico do esporte.

Através dessa avaliação, você encontrar a melhor “dose do exercício” que seja benéfica e efetiva, em relação à quantidade e intensidade, bem como freqüência mínima  e a ideal, individualizado para sua condição. O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) tem destacado em seus trabalhos que exercício é remédio, e sabendo corretamente sua melhor prescrição é possível extrair o máximo de benefício.

Portanto, não deixe de realizar uma atividade física por medo ou desconhecimento, seus benefícios para manutenção da saúde e na qualidade de vida superam muito os potenciais riscos, ainda mais quando se tem esse cuidado das avaliações.