Dr. Eduardo Lisboa

Dr. Eduardo Lisboa, Cardiologia e Medicina Esportiva

Acredito no papel do médico que atua conciliando as boas práticas da medicina baseada em evidências científicas (MBE), mas que sabe individualizar de forma adequada para cada paciente. Cada pessoa tem sua complexidade própria e que as diretrizes não são capazes de fornecer todas as respostas.

Para isso exige que o médico consiga conhecer seu paciente, ter um tempo mínimo para ouvir sua história, ir além da queixa ou objetivo que o trouxe a consulta. Busquei na medicina, e na cardiologia especificamente, atuar para orientar o paciente a recuperar ou melhorar sua qualidade de vida (as doenças cardiovasculares são as principais causas de morbi-mortalidade no Brasil e no mundo).

Hoje foco no estímulo à promoção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares, em um tratamento integrado, com terapias não farmacológicas, além da medicamentosa, fundamentado em seis principais pilares para a sáude:

Nutrição adequada
Combate ao sedentarismo e obesidade
Sono de qualidade
Controle de álcool e tabaco
Manejo do estresse
Melhora das relações sociais e com a natureza
Como cardiologista, vem o conhecimento e discernimento para o tratamento de patologias cardiovasculares com diversos níveis de complexidade, tais como insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana, doenças valvares, arritmias diversas. A atuação em Unidades de Terapia Intensiva Coronariana e de pós operatório de cirurgia cardíaca, me proporcionou conhecer de perto os danos que essas doenças cardiovasculares podem provocar. Me estimula ainda mais a atuar na prevenção, promoção e mais recentemente na reabilitação cardiovascular e metabólica.

A subespecialização na área de Ergoespirometria e Reabilitação Cardiometabólica, realizada em um dos maiores centros de referência em São Paulo, foi fundamental para completar minha formação cardiológica e poder atuar com mais embasamento para prevenção, promoção e reabilitação.

Busquei na Medicina Esportiva completar uma lacuna na formação cardiológica tradicional, me aprofundando nas avaliações e especificidades envolvidas na avaliação fisiológica, nutricional, mecânica do indivíduo em movimento, seja em exercícios menos exigentes ou em treinos esportivos de diversas categorias. Orientação de exercício e esporte de forma mais precisa e individualizada, com objetivo de tornar essa conduta como uma prescrição médica, até mesmo um tratamento, assim como se prescreve uma medicação – conceito já difundido mundialmente como “exercise is medicine”.

Nesse caminho em busca de conhecer as melhores práticas para promover a saúde e a melhora da qualidade de vida, me deparei com a necessidade de conhecer melhor as demandas nutricionais, as patologias nutrológicas que podem comprometer a saúde e a performance tanto de esportistas amadores quanto atletas, assim como as estratégias alimentares e de suplementação que colaboram para uma saúde mais integral.

Compreender também de que maneira poderia atuar para combater uma das doenças mais preocupantes dos dias atuais: a obesidade. Daí surgiu o aprimoramento na área de Nutrologia, e um novo caminho de conhecimentos que venho cada vez mais buscando me atualizar.

Penso a saúde de forma integral e multidisciplinar. E com isso poder convergir em um espaço, um ambiente inclusivo, com todas essas vertentes: do esportista/atleta ao cardiopata. Daquele que só busca retornar a ser ativo e ter uma melhora na sua qualidade de vida ao competidor amador ou profissional que busca a melhora de sua performance esportiva.

Resumo do currículo

• Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2010)
  • Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Ana Nery/UFBA (2014)
  • Residência Médica em Cardiologia pelo Hospital Ana Nery/UFBA (2016)
  • Titulo de Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) (2016)
  • Especialização em Ergometria/Ergoespirometria e Reabilitação Cardiometabólica pelo Hospital do Coração (HCor-SP) (2017)
  • Pós-Graduação em Medicina do Exercício e do Esporte pelo Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício e Treinamento (CEFIT/UNIP) (2018)
  • Título em Medicina do Exercício e do Esporte, pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) (2019)
  • Pós-Graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) (2018 – 2019)

Consulte o histórico profissional detalhado no meu Linkedin

Quer mais informações, clique aqui!